sábado, 19 de março de 2011

DIA DO ARTESÃO

"O  trabalho fornece o pão de cada dia,
 mas é a alegria que lhe dá sabor".
Sílvio Romero


Ao longo da história, o homem sempre produziu objetos, artefatos  para  determinadas finalidades. Criam-se coisas para se servir utilitariamente delas ou para expressar-se diante da vida.

O homem serve-se de suas habilidades de criar para eternizar o momento histórico em que vive. Estas criações que contam a história da humanidade ao longo dos tempos são as obras de arte. Elas devem ser vistas integradas na cultura de um povo, pois ora retratam elementos do meio natural, ora expressam sentimentos religiosos, ora situações sociais, ora eterna beleza de cores e formas...

A arte não é, como às vezes se pensa, algo isolado das demais atividades humanas. Se algumas pessoas especiais possuem o toque mágico e único de tranformar matérias em objetos de deleite para nossos olhos e almas, como Aleijadinho, Picasso, Portinari, Drumond, Niemayer ou Bilac, outras lançam mão de habilidades mais populares para criar a sua arte: o artesanato!

Hoje o artesanato tem o conceito mundial de "arte popular" e é patrimônio cultural de uma nação.

Olhe à sua volta! Ele está por toda parte!

Esta atitude de criar e aperfeiçoar constantemente é um dos registros do processo civilizatório pelo qual o homem vem passando desde que surgiu sobre a terra! 
E o que hoje é parte da nossa rotina diária, amanhã pode estar em museus, atestando hábitos, valores, medos, alegrias... contando nossa história!
O artesão merece ver sua criação em destaque, com o reconhecimento do valor de sua "arte popular". Não só o ceramista do norte  de Minas, a rendeira do Ceará e Santa Catarina, o tapeceiro de Diamantina, o entalhador de pedra sabão de Catas Altas, o escultor que une conchinhas no mar do Espírito Santo...


À todos nós que temos e mantemos em nosso íntimo o instinto do artesão, desejo um dia muito especial e muita luz, para que tenhamos cada vez mais inspiração e criatividade para continuar com nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e conhecer um pouquinho do meu trabalho. Volte mais vezes!